Sem reforma da Previdência, governo vai propor ‘medidas mais fortes’, diz secretário

secretário da Previdência Social, Marcelo Caetano

O secretário nacional de Previdência Social, Marcelo Caetano, afirmou que, sem a reforma da Previdência, o governo terá de propor “medidas mais fortes” que as já apresentadas. Caetano participou de audiência no Senado. Enviada pelo governo no ano passado, a reforma está em análise no Congresso Nacional. O projeto já foi aprovado pela comissão especial da Câmara, mas ainda precisa ser votado pelo plenário para, então, seguir para o Senado. “Caso a reforma não venha a ser aprovada, significa então que, em um futuro muito próximo, vai ser necessário o encaminhamento de uma outra proposta com medidas que sejam ainda mais fortes do que aquelas que nós propusemos”, declarou Marcelo Caetano. “Cremos que seja possível, com esforço, objetivando o bem do país, que tenhamos uma reforma aprovada em outubro. Sempre reconhecendo a soberania do Congresso”, acrescentou o secretário. Ainda segundo Caetano, a reforma da Previdência é uma “questão de Estado, não uma questão de governo”.

A proposta do governo

As mudanças nas regras previdenciárias são uma das principais medidas defendidas pelo governo para tentar diminuir o rombo nas contas públicas. No entanto, o texto, fortemente criticado pela oposição, encontra resistência até na própria base de Michel Temer. Apesar da declaração de Caetano, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já afirmou que o governo não tem “hoje” os votos mínimos para aprovar a reforma no plenário. Por se tratar de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), a reforma precisa do apoio mínimo de 308 votos dos 513 deputados para ser aprovada.

<

Formatura de 750 alunos no Proerd leva milhares de pessoas ao Colina

A formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), da Polícia Militar (PM), referente ao primeiro semestre de 2017 aconteceu no Colina Country Club. O salão principal ficou pequeno para os 750 alunos e seus familiares que compareceram em grande número para prestigiar o evento. A solenidade contou com a presença do comandante do 47º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Joedson, além de representantes da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, Superintendência Regional de Ensino, do Poder Executivo Municipal e diretores de escolas. Participaram da solenidade formandos de 16 escolas de Muriaé, sendo 7 municipais, 6 estaduais e 3 particulares.Os estudantes vencedores do concurso de redação ganharam uma bicicleta cada. Os diretores das escolas também foram homenageados pela PM. A solenidade contou ainda com apresentações artísticas. A missão do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) é é ensinar aos estudantes boas estratégias de tomada de decisão para ajudá-los a desenvolver habilidades que os permitam conduzir suas vidas de maneira segura e saudável. Em Muriaé os cursos são ministrados pelos instrutores Cabo Coutinho e Cabo Bernardes.

<

Nova UBS Planalto será entregue aos moradores em breve

A nova Unidade Básica de Saúde do Planalto foi construída em espaço próprio da Prefeitura e deverá ser inaugurada em setembro, restando apenas concluir o paisagismo e a iluminação externa do local. A UBS irá ampliar o atendimento e oferecer dependências mais adequadas para receber a grande demanda de moradores que necessitam dos serviços médicos e enfermagem, tendo em vista o crescimento populacional na região. A nova unidade atenderá moradores do bairro e localidades próximas, como Safira, Barra, Cerâmica, Augusto de Abreu, margens da BR-116, entre outros. A UBS terá acesso por duas vias: uma pela Rua Projetada 2 e a outra pela Rua 3 ( Planalto). “Quando se achava que a UBS iria ficar num local sem acesso para a população, um projeto moderno foi criado pela Prefeitura e, instituiu uma nova via pública, de estrutura larga, com meio-fios, calçadas, bocas de lobo para recolhimento da água das chuvas e piso em asfalto, objetivando facilitar o trânsito de ambulâncias e veículos até a porta da unidade de saúde Neste momento, está sendo desenvolvido o projeto paisagístico (jardinagem) e, depois, serão instalados os postes de iluminação. “Estamos em fase de conclusão desta obra que será uma das UBS mais bem localizadas de toda a região. Ela se está sob uma plataforma linear, numa área de altitude privilegiada, o que possibilita oferecer uma linda vista panorâmica de parte da cidade”, disse o prefeito Grego, lembrando que o antigo espaço do posto de saúde era em local alugado e tinha a estrutura reduzida. “Estamos partindo para um novo modelo de saúde, construindo um caminho com maior bem-estar para os muriaeenses”, exaltou o Prefeito.

<

Doação de sangue na quarta-feira em Muriaé

Mais uma campanha de coleta de sangue em Muriaé acontecerá na próxima quarta-feira (23). A coleta será realizada no Posto Avançado do Hemominas, localizado na policlínica do bairro Safira, das 7h30 às 15h, com atendimento inclusive durante o horário de almoço. De acordo com a coordenadora do serviço de coleta de sangue, Illen Nara, é fundamental que a população participe ativamente da campanha. “No período de férias, normalmente os estoques estão baixos, mas a demanda é sempre grande. A participação dos muriaeenses é muito importante”, afirma.

QUEM PODE DOAR: Vale lembrar que, para doar sangue, é preciso ter entre 18 e 67 anos de idade, peso igual ou maior que 51kg, estar com boa saúde e sem feridas ou machucados na boca ou no corpo. No dia da doação, é necessário que o doador tenha dormido durante a noite e feito apenas refeições leves e não gordurosas. Além disso, deve-se evitar exercícios físicos e o consumo de cigarros e bebidas alcoólicas. Pessoas que tenham colocado piercing, feito tatuagem ou realizado exame de endoscopia só podem doar sangue após 12 meses. Já quem tem ou teve doenças como hepatite (após os 11 anos de idade), diabetes, hanseníase (lepra), doença de chagas, malária, AIDS e câncer, faz ou já fez uso de drogas ilícitas e/ou mantém relações sexuais de risco não podem participar das campanhas de doação. Fotos: Arquivo Site tribunademuriae.com.br

<

Penitenciária de Muriaé tem uma das maiores apreensões de drogas e celulares. Material seria jogado pelo muro

Os agentes penitenciários da Penitenciária Dr. Manoel Martins Lisboa Júnior de Muriaé, fizeram uma das maiores apreensões de drogas e celulares dos últimos anos no sistema prisional regional. Segundo informações, a apreensão ocorreu quando um individuo (ainda não identificado) se aproximou da muralha que cerca a Unidade Prisional e tentou lançar os objetos ilícitos para o interior do estabelecimento, mas a ação foi percebida pelos agentes do Circuito Fechado de Video Monitoramento (CFTV), que de imediato acionaram os agentes da muralha, tendo estes interceptado os materiais. O indivíduo fugiu local. No total foram arrecadados dez (10) aparelhos celulares com baterias, sete (07) barras prensadas de substância esverdeada análogas a maconha, totalizando quase um quilo, oito (08) chips de telefonia móvel de diferentes operadoras e oito (08) carregadores. “Não foi possível identificar qual sentenciado seria o receptor dos materiais, todavia, a direção junto ao Serviço de Inteligência do estabelecimento, seguem apurando o fato e participação de envolvidos sob custodia visando medidas administrativas frente a ocorrência” informa a Penitenciária.

<

Movimentação da Câmara Municipal de Muriaé. Shows religiosos da Expô terão R$ 20 mil da Prefeitura

A sessão da Câmara de Muriaé, contou com a participação da diretoria do Muriaé Prev que, que através de seu presidente Antônio José e demais membros, apresentou o novo Portal da Transparência implementado a fim de garantir melhoria de acesso às informações do Fundo Municipal dos Servidores Públicos de Muriaé. Também foram votados e aprovados os projetos de Lei dos vereadores que tratam das ofertas dos Títulos de Cidadania Honorária e Honra ao Mérito para 2017; o projeto da Drª Miriam que delimita como área rural localidade que estava regulada como área urbana; o projeto do Executivo que autoriza o Município de Muriaé a firmar Termo Aditivo no convênio celebrado com o Sindicato Rural de Muriaé para realização da 62ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Muriaé, no valor de R$ 20 mil para realização de shows religiosos. Inscrito, Antônio de Lima, representando a Associação de Moradores do Bairro da Barra, fez uso da Tribuna para solicitar atenção especial a Barra, no que tange a segurança pública, citando recorrentes casos de crimes, inclusive contra o patrimônio, e pedindo a colaboração dos vereadores na solução deste grave problema enfrentado pelos moradores do bairro. Também fizeram uso da tribuna os vereadores David Lacerda, Jair Abreu, Dr. José Carlos, Drª Miriam, Evandro Cheroso e Prof. Júlio Simbra. Entre os temas tratados estavam os projetos em votação, a unidades básicas de saúde, suas melhorias e algumas necessidades, a futura votação do projeto que poderá tornar de utilidade pública o Instituto Mateus Sena e a necessidade de maior discussão por todos os vereadores dos projetos em votação.

<