Fachin nega pedido de Lula para evitar prisão após condenação


Após condenação em segunda instância, réu já pode começar a cumprir pena

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido de medida liminar do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para evitar a prisão do petista até o esgotamento de todos os recursos no caso do triplex de Guarujá. O ministro também decidiu submeter ao plenário da Corte a análise do caso.Caberá à presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, definir a data do julgamento. Ainda não há previsão de quando os 11 ministros da Corte vão discutir o habeas corpus. A defesa de Lula havia solicitado a Fachin a “direta submissão” do pedido de medida liminar à 2ª Turma do STF, colegiado composto por Fachin e outros quatro ministros: Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e o decano da Corte, ministro Celso de Mello.Os advogados do petista recorreram ao STF depois de o vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, rejeitar no mês passado o pedido de liminar para barrar a execução de sua pena de 12 anos e 1 mês no âmbito da Operação Lava Jato. O mérito da questão ainda será avaliado pela 5ª Turma do STJ, sob relatoria do ministro Félix Ficher.”Diante de tal negativa, somente resta ao cidadão Luiz Inácio Lula da Silva bater à porta desta Suprema Corte, guardiã precípua da Constituição, para ver assegurada a eficácia de suas garantias fundamentais, notadamente a seu status dignitatis et libertatis e a presunção constitucional de inocência, instituída em cláusula pétrea na Lei da República”, alega a defesa do ex-presidente. Para os defensores de Lula, a execução da pena antes do trânsito em julgado é uma afronta à Constituição Federal e às normas legais vigentes.

Fonte – agencia estado

  1. Fabio Autor do post

    Daqui a pouco tem médico nos atendendo depous de ter se formado pelo FIES. Os milhoes de pobres que Lula disse q tirou da pobreza estao ainda mais pobres. A candidata dele que foi presidente impichada deixou um legado, de miséria, dívidas, corrupção nas estatais, rebaixamento do Brasil, etc. A Segurança Pública se rasteja, está morrendo… o Brasil é motivo de chacota lá fora e ainda temos que ahuentar analfabezos funcionais gritar, em caixa alta: Lula lá, Lula presidente!!!! Cada povo tem o governo que merece, mas o ser de bem não merece o PT, nunca!!!!

  2. O POVO MURIAENSE FALA Autor do post

    E não vamos esquecer quem o Temer comprou pra votar livrando a cara dele . Os de Muriaé estão na panela.

  3. Ribeiro Autor do post

    A administração do PT, é igual a uma pessoa que recebe de um banco um cartão de crédito ilimitado e um talão de cheque, logo em seguida começa a gastar de forma discriminada na compra de mobilias, automoveis, viagens, presentes para os amigos entre outros, ignorando os vencimentos da fatura e de depositos para compensar os cheques. Resumindo, gastou o que tinha e o que não tinha a conta veio e o país quebrou. PT nunca mais.

  4. Carlos Autor do post

    Minha lista de votos:

    1ª Eleição que Votei – Collor – Resultado Arrependimento

    Dai em diante:

    Fernando Henrique – Arrependimento Parcial

    Lula – Arrependimento

    Lula – Arrependimento

    Dilma – arrependimento

    Aécio Arrependimento.

    Não gosto do PT, mas não gosto do PSDB, PMDB e todos os outros partidos que vem atrelados a estes.

    É triste ver que dos últimos presidentes, no caso Collor, Lula e Aécio (quase presidente), todos são corruptos.

    Pra mim não esta bom ver que isto é típico e recorrente desde 1990.

    Na próxima eleição nenhum candidato já no poder ganhará meu voto.

    Não tenho empregados, tenho representantes, mas quando não atendem os meus anseios agora eu mando embora.

  5. informado Autor do post

    Povo mais ingênuo. Acham que prendendo Lula a roubalheira acaba e o Brasil vira um Canadá. Tem mais de 500 picaretas na Câmara e 80 no Senado. Não foram Lula e PT que inventaram a corrupção.

  6. Adriano Autor do post

    Vejamos pois, o ilustre rato laborativo se julga inocente, apesar de condenado por dois tribunais.Se julga um perseguido, entretanto a lava jato já condenou 113 de dessa turma. Cumpra-se a lei.

  7. Pedro Autor do post

    Quem os colocou como Ministros no STF foi a esquerda, sabendo que o Senador Alvaro Dias que indicou e sabatinou o Fachin, caso ele não enviasse para o STF será amarrado no poste !!

  8. Alex Moreira Autor do post

    Tudo teatro para logo colocarem em pauta a discussão sobre prisão após condenação em segunda instância e o boca mudar o seu voto, o que, além de livrar o pinga, teria o efeito cascata de livrar todos os que foram presos nessas circunstâncias no país inteiro.

  9. Acorda povo Autor do post

    Presidente “l a d r ã o”, Ministros “l a d r õ e s”, deputados e senadores “l a d r õ e s”, governadores “l a d r õ e s, prefeitos “l a d r õ e s”, deputados e vereadores “l a d r õ e s” secretários ” l a d r õ e s, secretários dos secretários “l a d r õ e s, justiça “f r o u x a” . Tem com este “p a í s” da certo

  10. Neide Autor do post

    Alguns dos comparsas já foram presos, este bandido não e melhor que os outros, cadeia nele também, e o que o povo brasileiro quer.

  11. Eleitor desiludido Autor do post

    340 páginas de provas. E o pessoal mentindo 1000 vezes para ver se torna uma verdade. Militante não pensa, repete. Bastaria só ler o processo, mas o povo não lê um gibi é quer dar parecer.

  12. Justiça Autor do post

    Provas têm a rodo. Testemunhais e documentais. Queriam o quê? Que o Lularapio fosse ao vivo na tv afirmar que o apê é dele? Vão esperando…

  13. Eleitor desiludido Autor do post

    Ele está fora das eleições. Isso que importa , o país está salvo dele e de seus cúmplices.

  14. elismar Autor do post

    Bom demais pra ser verdade. Ainda acho que aí tem armação do STF. Combinam de o Fachin negar o pedido dos advogados do Molusco, nas ao passar a tal decisão para o resto dos togados, essa (a decisão) acaba sendo favorável ao pilantra. Tudo feito para parecer real, mas acredito na marmelada. Tomara que eu esteja errado!

  15. Ribeiro Autor do post

    esse cara esta desafiando e desacatando todo judiciário como e que pode o sujeito não e mais nada ele foi um ex presidente não manda mais nada ele simplesmente esta desmoralizando a justiça

  16. Henrique Autor do post

    O poder executivo está submetido a uma dependência perigosa do parlamento, ficando praticamente impossibilitado de aprovar qualquer legislação que afete os interesses dominantes. A lei merece ser escoimada de ambiguidades, para simplificar os processos administrativos, assegurar a punibilidade dos corruptos e proteger a gestão pública da ingerência externa. A carência maior do Brasil de hoje é de ordem em todas as suas expressões: política, econômica, social e jurídica. E o primeiro passo para alcançá-la é a revisão da Carta Magna

  17. Mauricio Autor do post

    Quanto mais cedo for pra cadeia, mas cedo vai sair. Fica enrolando….e gastando dinheiro com advogado. São só 13 anos velhinho. Passa logo.

  18. Fernando Araújo Autor do post

    Eu e muitos brasileiros temos certeza de que você é criminoso, o triplex e o sítio com certeza são seus mas és fruto da ignorância do brasileiro, as pesquisas o aprovam pela mentalidade retrógrada do brasileiro, você pode vencer mas o Brasil, esse que você deixou canceroso, vai piorar até destruição total.

  19. Cardoso Autor do post

    Todos sabem que o luladrao formou quadrilha roubou os nossos dinheiro e enriqueceu a família dele foi condenado e agora recorrer a STJ o ministro ainda vão perder tempo com um ladrão deste era pra prender já ele é acabar com estas bandidagem do PT pois foi estes malditos q deixaram o Brasil nesta situação prendam também os advogados deste ladrões

  20. ANDERSON. Autor do post

    Este LulaDrão, deveria ser condenado pela cara de RatoImundo que tem, não precisa de prova alguma, a prova é a covardia em colocar a culpa na cumplici morta dele.

  21. Jose Matos Autor do post

    O Brasil não será livre parcialmente enquanto o canalha e pajé da seita demoníaca pt não for preso. Assim que o condenado for preso, Brasil será livre, parcialmente.

  22. Ronaldo Autor do post

    O primeiro sinal de decência neste país brotará quando esse crápula pisar, como hóspede, numa cela de presídio. A partir daí, os demais ratos entrarão em desespero. Por isso a importância dessa medida judicial para os destinos do Brasil!

  23. Senhor Sensato Autor do post

    Pelo menos o Ministro Gilmar Mendes não está preocupado em agradar a opinião pública, gregos e troianos, que se lixem, não fica empurrando recurso para o plenário

  24. Eleitor desiludido Autor do post

    Presunção de inocência????? O cara foi condenado por unanimidade!!!!! O Fachin foi malandro jogar para o plenário, agora pautar o assunto por pressão do advogados do larápio, estão de brincadeira.

  25. Indignada Autor do post

    Ministro Fachin, pessoa séria, sensata e mais ainda, tem o respeito da população. Apenas acho que o senhor tem que usar o poder monocrático ao invés de levar a decisão para o plenário, ao contrário de ministro que a usa em casos absurdos, revoltantes e inconsebiveis, sem qualquer pudor.

  26. Indignada Autor do post

    O primeiro sinal de decência neste país brotará quando esse crápula pisar, como hóspede, numa cela de presídio. A partir daí, os demais ratos entrarão em desespero. Por isso a importância dessa medida judicial para os destinos do Brasil!

  27. ze trovão Autor do post

    O LuLADRÃO está perdendo de goleada. Não emplaca uma a seu favor. Por falar nisso quem está está bancando essa defesa caríssima que agora conta com um ex ministro e ex presidente do STF? Ele vai acabar fugindo do país, apesar que disse tempos atrás que se condenado iria a pé para a prisão. vai se refugiar como perseguido político em um país governado por cumpanhêro seu.

  28. Muriaeense inconformado Autor do post

    Qualquer país sério já estaria preso a tempo…..mas aqui nesta várzea…..é uma vergonha!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *