Cuidados durante o verão garantem a saúde da pele o ano todo

Os cuidados com a proteção do corpo durante o verão são fundamentais para garantir a saúde da pele ao longo do ano. Em uma época em que queimaduras e micoses tornam-se ainda mais comuns, especialistas dão preciosas dicas para garantir que esse período quente seja responsável apenas por boas lembranças.

Segundo a dermatologista Ana Cláudia de Brito Soares, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia – regional Minas Gerais, a exposição em excesso aos raios solares pode não apenas queimar a pele, mas promover o envelhecimento e o câncer.

Assim, é fundamental se proteger, usando protetor solar, além de chapéus. “O risco é pior em pessoas de pele, cabelos e olhos claros”, afirma, destacando que todas as pessoas devem evitar a exposição solar das 10h às 16h.

Além disso, a combinação de sol, calor, suor, areia e clubes pode levar à micose, miliaria (brotoeja, uma inflamação na pele) e bicho geográfico. “Além disso, há piora da acne e das manchas (melasma), pois há sudorese, retenção do sebo”, conta.

Assim, é importante secar bem a pele, “pois a umidade excessiva durante longos períodos pode favorecer alergias ou infecções”, destaca o dermatologista Geraldo Magela Magalhães, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

“A saúde da pele acompanha a nossa saúde geral. Hábitos de vida saudáveis, como alimentação balanceada, prática de atividade física e redução do estresse são fundamentais. A poluição, o tabagismo e a exposição excessiva ao sol são fatores do dia a dia responsáveis pelo envelhecimento e danos à pele”, ressalta o médico.

Dicas gerais:

– Usar protetor solar, com fator mínimo de 30

– Usar chinelo em vestiários de clubes

– Usar chapéus e roupas de algodão

– Evitar exposição solar das 10h às 16h

– Evitar ficar com a roupa molhada no corpo

– Enxugar bem o corpo, principalmente as áreas onde há dobras, como os pés

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *